ANEEL cria nova bandeira tarifária

ANEEL cria nova bandeira tarifária

No final de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Ministério de Minas e Energia (MME) anunciaram uma nova bandeira tarifária como parte do conjunto de medidas para administrar a crise hídrica. A bandeira, intitulada ‘”escassez hídrica”, entrou em vigor no mês de setembro, com o valor de R$14,20 para cada 100 kW/h consumidos.
A justificativa da Aneel foi o agravamento do cenário hidrológico, que gerou a necessidade de maior arrecadação de recursos e demanda maior incentivo à economia de energia. A previsão da Agência é que bandeira escassez hídrica permaneça em vigor até abril de 2022 ininterruptamente, com o objetivo de recuperar os custos adicionais dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas para o próximo período seco.
Apesar de representar um custo adicional para o consumidor, a ANACE acredita que a medida pode contribuir nesse momento de hidrologia extrema. “Dessa forma, será possível arrecadar o valor necessário antecipadamente e conseguir cobrir os custos da geração térmica que já está acontecendo, evitando-se os juros”, afirma Carlos Faria, presidente da ANACE.